Porto

Foz do Douro-Baixa do Porto - Estação de São Bento – Igreja e Torre dos Clérigos – Livraria Lello - Praça da Liberdade

Sobre a Cidade

Capital e porta de entrada da região norte, o Porto é uma cidade antiga que deu nome a Portugal e a um vinho conhecido nos quatro cantos do mundo: o Vinho do Porto.

Com uma situação magnífica junto da foz do Douro e um conjunto arquitectónico de valor excepcional, o centro histórico do Porto é Património da Humanidade desde 1996. É a capital do Norte e 2ª cidade do país; a sua população empreendedora e com marcada vocação mercantil, desde sempre afirmou a sua vontade contra imposições e invasores, sendo por isso o Porto também conhecido como a “invicta” cidade.

Para além do seu valor patrimonial, interessa descobrir no Porto a sua forte personalidade citadina e o seu tão singular carácter humano.

Para melhor conhecer a cidade é aconselhável percorrê-la devagar e admirar o casario típico e os monumentos de granito, efectuar um percurso de eléctrico à beira do Rio ou um passeio de barco por baixo das seis pontes, desfrutando de uma perspectiva diferente. Sugerimos dois itinerários, propostas diferentes para dois dias de passeio, que procuram evidenciar os impressivos contrastes que a cidade oferece. A “Baixa” do Porto, com o seu pulsar de vida citadina, o movimento, o comércio intenso, a sua expressão peculiar que alia a atmosfera de cidade nórdica e mercantil ao barroco espiritual e intenso. Em contraste, no Parque de Serralves, encontrará a modernidade do edifício que encerra o Museu de Arte Contemporânea, e a atmosfera romântica e bucólica de um parque frondoso.

Em torno da Avenida dos Aliados desenvolve-se a “Baixa” do Porto, o ponto de encontro da cidade. No topo fica o edifício da Câmara Municipal, e, no outro extremo da Avenida, a Praça da Liberdade que tem ao centro a estátua equestre de D. Pedro IV (s. XIX), que foi também Imperador do Brasil e partidário do Liberalismo que a cidade do Porto apoiou. Reconhecido, o rei doou-lhe o seu coração, guardado na Igreja da Lapa.

Ao lado desta Praça, visite a Estação de São Bento com bonitos azulejos no vestíbulo, seguindo pela Rua das Flores, com as sua lojas de ourives e a exuberante fachada barroca da Igreja da Misericórdia, obra do arquiteto barroco Nicolau Nasoni.

Em redor deste eixo encontram-se ruas animadas por lojas e cafés, em especial o magnífico Majestic e o agitado e colorido Mercado do Bolhão. Nas ruas 31 de janeiro , Galeria de Paris e Cândido dos Reis chamam a atenção fachadas com ornamentos de Arte Nova.

Subindo a rua de São Filipe Néry, encontrará a Igreja e Torre dos Clérigos, ex-libris da cidade e a obra mais original de Nicolau Nasoni. Do alto dos 75 m da torre poderá usufruir de uma soberba panorâmica sobre o Porto. Pelo caminho, entre na Livraria Lello para admirar a sumptuosa decoração em madeira.

Onde Estamos

  • Rua Alexandre Braga, nº 29, 3º Esquerdo
    1150-003 Lisboa
  • info@acctours.pt
  • +351 912 892 897

entre em contacto

Book Now! Top